sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Opus Dei



O Opus Dei é uma instituição da Igreja Católica, fundada por São 

Josemaria Escrivá.
Sua missão consiste em difundir a mensagem de que o trabalho e as circunstâncias do dia-a-dia são ocasião de encontro com Deus, de serviço aos outros e de melhora da sociedade. O Opus Dei colabora com as igrejas locais, oferecendo meios de formação cristã (palestras, retiros, atenção sacerdotal), dirigidos a pessoas que desejam renovar sua vida espiritual e seu apostolado.
O Opus Dei foi fundado em Madri, Espanha, no dia 2 de outubro de 1928,  Em 1982, o Papa João Paulo II erigiu o Opus Dei em prelazia pessoal de âmbito internacional, através da Constituição Apostólica Ut sit. O seu nome completo é Prelazia da Santa Cruz e Opus Dei.

As prelazias pessoais são figuras jurídicas, previstas pelo Concílio Vaticano II, para a realização de obras pastorais peculiares: no caso do Opus Dei, para difundir em todos os ambientes da sociedade uma profunda tomada de consciência da chamada universal à santidade e ao apostolado e, mais concretamente, do valor santificador do trabalho cotidiano.

“Realmente é um grande ideal o vosso — dizia João Paulo II em 1979 — que desde o início antecipou-se à teologia do laicato, que depois caracterizou a Igreja do Concílio e do pós-Concílio. Essa é a mensagem e a espiritualidade do Opus Dei: viver unidos a Deus no meio do mundo, em qualquer situação, cada um lutando para ser melhor com a ajuda da graça, e dando a conhecer Jesus Cristo com o testemunho da sua própria vida”.

Atualmente, pertencem à prelazia cerca de 80.000 pessoas, sacerdotes e leigos, dos cinco continentes. 

 A Opus Dei  que significa ''Obra  de Deus'' é um MOVIMENTO da Igreja Católica que tem a finalidade  de mostrar  á todos os Batizados  que existe um caminho de   santificação para qual todos são chamados, mostrando assim que é possível viver  na sociedade moderna seguindo as doutrinas,vivendo o cristianismo no cotidiano .
Tendo a ideia de mostrar ao mundo que para ser ''santo'' não precisamos sair da nossa rotina , e se encontrando com a palavra de Cristo nos atos do cotidiano.
 A maioria das criticas Sensacionalista  não são diretamente contra a Opus Dei e sim com a ideia de atingir indiretamente a Igreja Católica .
Muitas pessoas ainda não conheciam a Opus Dei conheceram depois que lançou o livro Código Da Vinci   que é um romance conspiratório fictício.
O livro de Dan Brown fez com que ofendesse a igreja Católica por dizer historias fictícias  sobre a Igreja e Cristo mentindo sobre sua Historia  , Com isso fez que muitas pessoas conhecessem o Movimento  Opus Dei com a  visão errada.
Muitas duvidas e criticas surgiram desde então mesmo não sendo verdade muitas tiveram a ideia de ser uma Seita ou Sociedade maléfica ou ate mesmo Máfia  por traz da Igreja.
O Movimento não tinha se importado muito pois são conservados , a  revolta foi causada depois quando Holly Wood ampliou e fez o filme  que é baseado em ficção e com um tanto de historia possível real , fazendo a imagem da Opus Dei como rituais de auto mutilação que fora mandado por Cristo .
 A Opus Dei oferece  á sociedade um Segundo Lar assim dizendo,  onde existe Leigos desde: Médicos,Fazendeiros,Professores,Bombeiros,Vendedores etc.. alguns Casados e alguns  Celibatários  entre outros menos Freiras e Monges.

Para os Catolicos praticantes fazerem um mundo melhor praticando paz,harmonia e bem ao próximo 


São Josemaria gostava de dizer que as melhores penitências são as que se apresentam por ocasião do próprio trabalho, que se leva na vida ordinária. Falava por exemplo do sorriso quando se está cansado, de terminar bem o trabalho começado, de saber escutar aos demais com paciência e compreensão.
A mortificação corporal, que é praticada com moderação e senso comum, pertence ao patrimônio espiritual da Igreja e é entendida como um sacrifício mental ou físico aos olhos de Deus. Pode cingir-se à renúncia de algum alimento pelo qual a pessoa que se mortifica tenha preferência ou simplesmente por não beber água imediatamente quando se tem sede, por exemplo. Estes sacrifícios são vistos como uma união à paixão e à cruz de Jesus Cristo e, portanto, como meio de participação na Redenção. Muitos santos a praticaram,uma forma de sacrifício feito por vontade própria .

Os fiéis do Opus Dei se esforçam por dar testemunho da sua fé cristã por ocasião das suas atividades ordinárias e do seu relacionamento humano. O seu apostolado dirige-se a todos os homens e mulheres, e é exercido, em primeiro lugar, com o exemplo pessoal e depois mediante a palavra. O desejo de dar a conhecer Jesus Cristo, consequência direta da caridade (isto é, do amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos), é inseparável do desejo de contribuir para a solução das necessidades materiais e dos problemas sociais do ambiente.
O apostolado do Opus Dei, é de natureza à conversão individual, não visa conversões em massa.

Qualquer pessoa que deseje colaborar com as atividades do Opus Dei pode tornar-se um Cooperador, o que não significa que seja membro da instituição, mas apenas que ajuda a Obra com a sua oração, o seu trabalho e/ou contribuições.
O fundador do Opus Dei, São Josemaría EscriváFundador do Opus Dei, foi canonizado pelo Papa João Paulo II no dia 6 de outubro de 2002.
Deus nos espera cada dia (…) em todo o imenso panorama do trabalho. Não esqueçamos nunca: há algo de santo, de divino, escondido nas situações mais comuns, algo que a cada um de nós compete descobrir. (…) Ou sabemos encontrar o Senhor em nossa vida de todos os dias, ou não o encontraremos nunca.
(São Josemaria Escrivá) 









Curta a pagina do blogger no Facebook > https://www.facebook.com/SociedadeVsLuz e não deixe de seguir o blogger!. Espero que gostem da postagem sobre a Opus Dei, Até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário