sábado, 4 de maio de 2013

Iluminismo

                                                Iluminismo

iluminismo  foi um movimento global, ou seja, filosófico, político, social, econômico  e cultural, que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. O centro das idéias e pensadores Iluministas foi a cidade de Paris. 

Os iluministas defendiam a criação de escolas para que o povo fosse educado e a liberdade religiosa. Para divulgar o conhecimento, os iluministas idealizaram e concretizaram a ideia da Enciclopédia (impressa entre 1751 e 1780), uma obra composta por 35 volumes, na qual estava resumido todo 
conhecimento existente até então.




O nome “iluminismo” fez uma alusão ao período vivido até então, desde a Idade Média, período este de trevas, no qual o poder e o controle da Igreja regravam a cultura e a sociedade.




                                                  Principais Iluministas:






François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire, nasceu em paris no dia 21 de novembro de 1694. 
Foi um escritor, ensaísta, e filosofo iluminista francês.
Conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa. Voltaire criticava fortemente a igreja. por causa das suas ideias Voltaire foi muitas vezes presos  para escapar a uma nova prisão, refugiou-se na Inglaterra. Durante os três anos em que permaneceu naquele país, conheceu e passou a admirar as ideias políticas de John Locke.
O conjunto de ideias de Voltaire constitui uma tendência de pensamento conhecida como Liberalismo. Exprime na maioria dos seus textos a preocupação da defesa da liberdade, sobretudo do pensar, criticando a censura e a escolástica, como observamos na sua frase "Não concordo com nem uma das palavras que me diz, mas lutarei até com minha vida se preciso for, para que tenhas o direito de dizê-las". Voltaire também é um dos meus filósofos favoritos entre umas das minhas frases favoritas deles é : "O que posso responder a um homem que me diz que prefere obedecer a Deus do que os homens, e que está certo de que ao me estrangular ele recebera o céu". Iniciado maçom no dia de 1778, mesmo ano da sua morte,numa das cerimonias mais brilhantes da historia da maçonaria mundial.






Charles-Louis de Secondat, barão de La Bréde e de Montesquieu, conhecido como Montesquieu (castelo de La Brède, próximo a Bordéus, 18 de janeiro 1689—  Paris, 10 de fevereiro de 1755), foi um Politico filosofo e escritor francês. Ficou famoso pela sua teoria da separação dos poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais.
John Locke ( Wrington 29 de agosto de 1632 — , Harlow 28 de outubro de 1704) foi um filosofo inglês e ideólogo do liberalismo, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. Locke rejeitava a doutrina das ideias inatas e afirmava que todas as nossas ideias tinham origem no que era percebido pelos sentidos. A filosofia da mente de Locke é frequentemente citada como a origem das concepções modernas de identidade e do "Eu". O conceito de identidade pessoal, seus conceitos e questionamentos figuraram com destaque na obra de filósofos posteriores, como David hume,Jac-ques Rousseau e Kant.

Jean-Jacques Rousseau (também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau) (Genebra, 28 de Junho de 1712 —  Ermenonville,2 de julho de 1778) foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata Suiço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo. Rousseau se preocupava muito com a educação.
O homem nasce livre, e em toda parte é posto a ferros . Quem se julga o senhor dos outros não deixa de ser tão escravo quanto eles."
"A maioria de nossos males é obra nossa e os evitaríamos, quase todos, conservando uma forma de viver simples, uniforme e solitária que nos era prescrita pela natureza"

Nenhum comentário:

Postar um comentário